terça-feira, dezembro 30, 2008


Finalmente terminei esta ilustração depois de ficar quase uma ano à espera das últimas pinceladas. Eu já estava pintando esta bromélia, uma Guzmania musaica, quando, durante uma corrida no Rio, encontrei este tronco cheio de fungos e liquens em uma das ruas do Novo Leblon. Resolvi colocá-lo na ilustração, como apoio para minha bromélia. Costumo dizer que as bromélias que pinto são só uma desculpa para eu colocá-las nestes troncos, que eu amo pintar. Fiz o primeiro esboço, mas com a mudança prá Curitiba, deixei o tronco no meu ap...
Só final deste ano, caminhando no terreno da minha nonna e com a ajuda do tio Jayme, encontrei as "orelhas de pau", um tipo de fungo alaranjado e lindo que cresce nos troncos. Ufssss, terminei a ilustração a tempo de expor no II BromeliaRio, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, que aconteceu na primeira semana de dezembro.